Muitos consumidores já são adeptos à energia solar fotovoltaica, que utiliza uma fonte limpa para a geração de energia: o sol. As geradoras hidrelétricas e termoelétricas, causam impacto no meio ambiente, possuem alto custo de geração e envolvem muitas perdas energéticas. Listamos a seguir, algumas respostas para as dúvidas mais comuns sobre o sistema fotovoltaico.
1. Quais as diferenças entre produção de energia e aquecimento?
A diferença primordial é a fonte de geração. Enquanto o aquecimento se utiliza do calor do sol para esquentar a água que será utilizada, a produção de energia se dá pela luz, portanto, mesmo em dias nublados e frios, o sistema fotovoltaico gera energia. De modo prático, enquanto o aquecedor economiza a energia utilizada para aquecer a água, o sistema fotovoltaico economiza energia de todos os aparelhos da casa.
2. Ao produzir energia, posso usar em todos os equipamentos elétricos?
O sistema fornece energia para todos os equipamentos elétricos, incluindo Ar Condicionado, televisão, computadores, etc…
3. É possível produzir esta energia em um apartamento?
Em apartamento é somente possível quando há instalação de um sistema para geração de energia visando a área social do prédio, onde os moradores verão sua economia na conta de condomínio ou, no caso de apartamentos na cobertura, após comum acordo com o restante dos condôminos. No entanto, caso o proprietário possua uma outra unidade consumidora que tenha a conta de luz com a mesma titularidade, e que seja atendida pela mesma concessionária distribuidora de energia, é possível instalar um sistema nesta unidade, Tendo a participação na geração distribuída como auto consumo remoto ou geração compartilhada.
4. Onde instalar o equipamento?
Recomenda-se a instalação no telhado. Porém, pode ser instalado no solo utilizando a estrutura adequada.
5. Quanto tempo dura um equipamento?
Os módulos têm vida útil estimada superior a 30 anos. Atualmente a garantia de fábrica de alguns fabricantes é de 25 ou 30 anos para geração de pelo menos 80% de seu rendimento inicial.
6. Como funciona a produção de energia?
O sistema de geração de energia solar fotovoltaica utiliza painéis solares que captam a luz por meio do efeito fotovoltaico, essa energia é gerada em corrente contínua, assim o sistema necessita de um inversor, que transforma essa energia de corrente contínua para corrente alternada. Após a conversão a eletricidade é distribuída, alimentando os equipamentos elétricos da residência ou empresa com o excedente sendo enviado em forma de créditos para a rede da concessionária.
7. E o armazenamento?
A energia gerada tem uma fração consumida na hora e seu excedente enviado para a rede da distribuidora, que fornece créditos para a unidade consumidora abater na sua conta de luz. A noite, a geração de energia é interrompida pela falta de luz, e estes créditos gerados durante o dia são utilizados para o abatimento da energia consumida no período. Os sistemas têm sua potência calculada de modo que o cliente pague apenas a taxa de disponibilidade. Esta compensação de créditos é feita de maneira automática na hora da emissão da conta de luz. Portanto, tecnicamente não há “armazenamento” de energia. O excedente é transformado em créditos junto à distribuidora e convertido em economia para o proprietário do sistema.
8. Compensação de créditos?
A eletricidade gerada em excesso pode ser armazenada em baterias (sistema off-grid / híbrido) ou devolvidas para a rede pública de distribuição (sistema on-grid) e depois, compensada ou enviadas para outras unidades consumidoras. Essa compensação de créditos pode ser feita nas contas do mesmo local onde é gerada a energia solar ou ainda, em outras unidades, desde que estejam no mesmo CPF ou CNPJ. Os créditos devem ser utilizados em até 60 meses a contar da data em que foram gerados.
9. Valorização do imóvel?
Imóveis que têm o sistema de energia solar tendem a ser mais valorizados no mercado imobiliário. Uma residência que conta com um sistema próprio de geração de eletricidade ganha a preferência dos compradores. Por isso, muitas construtoras brasileiras já estão investindo na instalação de painéis solares nos empreendimentos, visando a atrair mais compradores.
10. Sustentabilidade?
A geração fotovoltaica busca sustentabilidade ao utilizar uma fonte limpa de geração de energia como o sol, trazendo uma energia mais barata e principalmente, otimizar a geração de energia na matriz energética brasileira. Portanto, na hora de investir em energia solar, é fundamental contar com uma empresa especializada para garantir segurança e eficiência do sistema. Profissionais qualificados e com conhecimentos técnicos específicos são capazes de avaliar e indicar o sistema fotovoltaico que melhor atenderá às necessidades e à demanda dos clientes.
Comments