Com uma enorme variedade de aproveitamento, a energia solar possui algumas tecnologias que geralmente são muito bem exploradas, ou seja, cada tipo de tecnologia possui um objetivo central, Existem três tipos de tecnologia: Energia solar fotovoltaica, Energia Solar térmica e energia heliotérmica.
Energia solar fotovoltaica
Facilmente convertida em energia elétrica, essa fonte é a mais utilizada no mundo inteiro, materiais semicondutores como o silício cristalino são utilizados para converter a energia luminosa em energia fotovoltaica (Energia solar elétrica).
Utilizada há mais de 100 anos, ela é bem aproveitada por indústrias e residências, mas para serem bem utilizadas, as células fotovoltaicas precisam estar bem montadas dentro de um painel solar, tal cuidado visa a proteção e a durabilidade, feita a montagem, outros painéis serão conectados em um sistema solar fotovoltaico.
A composição fotovoltaica é feita por:
Painéis solares
Inversor solar
Sistema de fixação das placas solares
Cabeamento
Conectores
Materiais elétricos padrões
Cada ferramenta visa estabelecer a qualidade no formato de distribuição da energia, vimos também que é necessário haver uma perfeita combinação na montagem dos blocos, logo, a cada passo seguido, as estruturas estarão alinhadas garantindo a eficiência do modelo.
Energia solar térmica
Também conhecida como aquecedor solar, esse tipo de sistema usa coletores (também conhecidos como placas ou tubos a vácuo).
A energia térmica é muito utilizada para produzir água quente para banho ou processos industriais. Em dias de chuva, é bem provável que não haja a presença do sol, portanto os aquecedores possuem também uma resistência ou um aquecedor a gás que serve principalmente para auxiliar no alcance da temperatura ideal da água. Também pode ser utilizado o método de reservatório térmico (Boiler).
A responsabilidade pela absorção da radiação solar é das placas. O calor solar que é captado por elas é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.
O reservatório térmico (Boiler), é o local onde fica armazenada a água aquecida. Ele consiste em cilindros de cobre, polipropileno ou inox que são isolados de maneira térmica com poliuretano expandido sem CFC, mas eles não agridem a camada de ozônio. A água é conservada aquecida até que seja consumida.
No coletor solar, os raios atravessam o vidro da tampa do coletor e eles irão esquentar as aletas que são feitas de cobre ou alumínio e pintadas com uma tinta especial e escura que ajuda a realizar a absorção máxima da radiação solar.
O calor então cruza as aletas para os tubos (serpentina) que geralmente são fabricadas em cobre. Depois disso, a água que está no interior da serpentina esquenta e vai parar diretamente no reservatório do sistema de aquecimento de água.
A função do reservatório térmico no sistema de aquecimento solar residencial é como uma caixa d'água. Ela é a responsável por fazer com que a água armazenada fique sempre quente no aquecedor solar.
Energia solar heliotérmica
Uma outra forma de se utilizar a luz do sol, é através do modelo heliotérmico. Na grande maioria das vezes utiliza-se concentradores como espelhos para focar a energia em um determinado ponto, seja no topo de uma torre ou em tubo a vácuo.
Uma usina solar térmica concentrada consiste em duas partes: O coletor térmico e o ciclo de potência. Espelhos de configurações variados servem para concentrar os raios solares que circulam dos espelhos, tal fluxo de trabalho é resultante do calor de concentração.
É interessante destacar que cada processo busca utilizar da melhor maneira possível seus recursos, com os avanços tecnológicos existe uma grande possibilidade de expandir tais explorações, é importante dizer também que otimizar as cadeias de trabalho sempre estão no topo dos objetivos das companhias responsáveis por isso.
Comments